A Daterra foi concebida nos anos 80, quando o termo “sustentabilidade” nem era tão popular como hoje. Ainda assim, desde seu projeto, a Daterra foi planejada para produzir café de qualidade, fundamentado em preservação ambiental e desenvolvimento social. A Daterra teria de ser capaz de assegurar consistência e confiança a nossos clientes, construindo alianças e parcerias .
Inicialmente, começamos a produzir café em nossa fazenda em Franca, na região da Mogiana Paulista, que anteriormente era utilizada na produção de leite. Este primeiro empreendimento em café permitiu ao mentor da Daterra, Luis Norberto Pascoal, a oportunidade de conhecer Dr. Ernesto illy, quem o inspirou a buscar terras no Cerrado Mineiro.
Descobrimos que a região de Patrocínio, no Cerrado Mineiro, era excepcional para produção de café. A área possuía terroirs com altitude elevada que poderiam proporcionar sabores e perfis aromáticos únicos. Também descobrimos que o clima “desértico” era na verdade em grande ativo, pois permitia que controlássemos a qualidade durante a época de colheita.
Foi então que decidimos ficar no Cerrado, adquirindo as fazendas de Boa Vista e Tabuões. No entanto, ambas estavam em péssimas condições, tanto no sentindo agronômico quanto ambiental.
Tivemos que reconstituir o ecossistema de cerrado, sua fauna, flora, solo e nascentes, nas áreas das fazendas e seus arredores. Para realizar isso, fizemos uma parceria com a ESALQ (Universidade Luiz de Queirós) e criamos as primeiras premissas ambientais da Daterra, o PEA – Programa de Adequação Ambiental.
A Daterra levou mais de 10 anos para recuperar a área o suficiente para a produção de café de boa qualidade e, então começar a exportar. A experiência de aprendizado ao longo destes anos tornou possível sermos a primeira fazenda de café certificada Rainforest Alliance e também ISO 14001 de todo o Brasil. Mais tarde adicionamos a certificação UTZ Kapeh e também IBD Organic em uma pequena porção orgânica de nossa fazenda. E para reforçar os princípios da sustentabilidade, determinamos que somente venderíamos nossos cafés para importadores certificados, de forma a estimular toda a cadeia produtiva e de consumo. Também compartilhamos conhecimento com pequenos produtores, para garantirmos o progresso social, segurança no setor e que desenvolvam expertise quanto a como continuarem produzindo café de qualidade, em harmonia com a natureza.
É por isso que Growing Relationship Coffee, ou “Cultivando Relacionamentos com Café” é nosso slogan e filosofia. Pois nosso relacionamento com o solo, a água, trabalhadores, comunidade e tudo que nos rodeia, é tão importante quanto nosso relacionamento com nossos clientes ao redor do mundo.
A jornada não foi fácil, nem rápida, mas forte o suficiente para sustentar nosso sonho. Nosso Tripé da Sustentabilidade “Pessoas, Planet e Lucro”, exigiu 20 anos de investimento e resiliência para que ficasse completo. Hoje, a Daterra se orgulha de suas conquistas, compartilhadas e implementadas por nosso time comprometido.
Ainda acreditamos, no entanto, que temos sérios desafios para encarar. Apenas mitigar os danos causados por atividades agrícolas não é o suficiente. Nosso objetivo é pesquisar e inovar continuamente, contando com a ciência, tecnologia e muita paixão para proteger e melhorar o segundo mais importante ecossistema do mundo, o Bioma do Cerrado.
Certificações
- 1ª Fazenda certificada pela Rainforest Alliance do Brasil;
- Modelo de Fazenda Sustentável, pela Illy Café em 2008;
- 1ª Fazenda a ser verificada como Amiga do Clima pelo Módulo Clima, da Rede de Agricultura Sustentável (SAN) na América do Sul.
- Vencedora do “Prêmio Fazenda Sustentável 2015” da Revista Globo Rural, sendo considerada a fazenda mais sustentável do Brasil.